Litoral Notícias

DESCONTROLE – Copom eleva Selic para 14,25% ao ano, maior nível desde 2016

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros da economia, a Selic, em 1 ponto percentual, passando de 13,25% para 14,25% ao ano. O reajuste, anunciado nesta quarta-feira (19), marca o maior patamar desde 2016 e representa a quinta alta consecutiva.

Em comunicado oficial, o Copom indicou que um novo aumento, porém de menor magnitude, poderá ocorrer na próxima reunião, prevista para maio. “Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião”, destacou a nota.

As elevações de 1 ponto percentual nas duas primeiras reuniões do ano foram definidas no período de transição entre a gestão de Roberto Campos Neto e a do atual presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que assumiu o comando da autarquia no início deste ano. A próxima reunião será a terceira sob sua liderança.

Notícias mais lidas